Sobre o descarte de resíduos no Aterro Municipal, com apresentação de CADRI

05/08/2021

SINDIFRANCA tem mantido diálogo com EMDEF e CETESB para auxiliar as indústrias a atender as portarias e regulamentanções estabelecidas.








COMUNICADO IMPORTANTE: SOBRE O DESCARTE DE RESIDUOS/ NO ATERRO MUNICIPAL, COM APRESENTAÇÃO DE CADRI

 

O Sindifranca tomou conhecimento na última sexta-feira, dia 30/07/21, que a EMDEF foi comunicada pela CETESB, através de oficio resposta nº 058/21 de 09/06/21, determinando que a partir de 09/08/2021, as empresas poderão destinar seus resíduos referente às aparas/retalhos de couro curtido ao cromo ao aterro sanitário de Franca, mediante à apresentação do CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de interesse Ambiental).

 

Ao tomar conhecimento da importância do assunto, o Presidente do SINDIFRANCA, José Carlos Brigagão do Couto, entrou em contato com a Diretora Presidente da EMDEF, Milena Cristina Goulart Bernardino, para conhecer os detalhes e as consequências desta medida para as empresas calçadistas e também para o meio ambiente.

 

O Presidente solicitou a Presidente da EMDEF que oficializasse o SINDIFRANCA, sobre as medidas que serão tomadas a partir de 09/08/21. Ao receber comunicado oficial da EMDEF, em 02/08/21, Brigagão solicitou imediatamente uma reunião com a Presidente da EMDEF e sua equipe para tratar do assunto. Também solicitou uma reunião virtual com urgência, com Alessandro Palma, Gerente da CETESB para o dia 04/08/2021.

 

Brigagão se inteirou de todos os efeitos desta medida junto à EMDEF, afim de dirimir ações no sentido de orientar as empresas sobre suas adequações à tal medida.

 

Em uma destas ações, o Brigagão solicitou à CETESB, entre outros pleitos, a concessão de prazo para a EMDEF e as EMPRESAS, de 06 meses para a regularização do setor, com a emissão do CADRI. Este oficio foi encaminhado à direção da CETESB, hoje dia 05/08/21. O SINDIFRANCA aguarda agora parecer favorável da agência sobre o assunto.

 

Tão logo tenha a confirmação da dilatação do prazo, o SINDIFRANCA comunicará aos seus associados todas as medidas que serão tomadas, inclusive está providenciando assistência técnica para auxiliar as empresas que necessitarem.

 

Atenciosamente,

 

José Carlos Brigagão do Couto

Presidente do SINDIFRANCA



Franca, 05 de agosto de 2021