Sindifranca promove grande evento sobre ICMS no próximo dia 19

13/12/2019

A entidade realizará no próximo dia 19 de dezembro, às 13 horas no SENAI Franca, um evento técnico sobre o Decreto 64.630, que instituiu alterações na alíquota de ICMS para toda a cadeia produtiva do calçado.

Sindifranca promove grande evento sobre ICMS

Conforme foi anunciado no final de novembro pelo presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto, a entidade realizará no próximo dia 19 de dezembro, às 13 horas no SENAI Franca, um evento técnico sobre o Decreto 64.630, que instituiu alterações na alíquota de ICMS para toda a cadeia produtiva do calçado.

O evento será totalmente técnico, com o objetivo de trazer esclarecimentos sobre a aplicabilidade do decreto ao setor calçadista e como as empresas poderão aproveitar da melhor forma seus benefícios. Este evento faz parte da programação do projeto POLO DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DO COURO E CALÇADO DO ESTADO DE SÃO PAULO e visa preparar as empresas para uma nova fase de desenvolvimento, de acordo com suas diretrizes. Estão sendo convidados empresários calçadistas, fornecedores, contadores, advogados tributaristas, entre outros.

O evento contará com a participação do presidente da INVESTSP, Wilson Mello, com sua equipe técnica tributária, além da equipe do Sindifranca, que trabalharam em conjunto para trazer este evento para Franca.

Entenda como tudo aconteceu:

O Governador João Doria esteve dia 26 de novembro de 2019, no Sindifranca para anunciar a redução da alíquota do ICMS para a cadeia produtiva calçadista de São Paulo. Além do Governador, contamos também com as presenças do Secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles; o presidente da INVESTSP, Wilson Mello; o prefeito de Franca, Gilson de Souza, os presidentes dos sindicatos de Jaú e Birigui, Caetano Bianco Neto e Samir Nakad, respectivamente.

Este decreto é fruto da união dos empresários e do trabalho dos sindicatos representantes das indústrias de calçados paulistas, de Franca, Jaú e Birigui, respectivamente, SINDIFRANCA, SINDICALJAÚ e SINBI, junto ao Governo do Estado de São Paulo.

Mas tudo começou mesmo com a colaboração e dedicação de alguns ícones, que se destacaram por suas performances:

A ideia inicial de um projeto para o desenvolvimento do setor calçadista para a retomada dos negócios partiu da Diretoria do Sindifranca, que de forma dinâmica alinhou os objetivos dos empresários e criou uma nova onda de confiança, permitindo que avançássemos para esta nova perspectiva real de crescimento.

A colaboração de Francisco Santos (Presidente da Couromoda) foi primordial nesta conquista, devido seu relacionamento com o Governador João Dória o que possibilitou o acesso a toda equipe do Governo. Francisco Santos como grande conhecedor do setor, soube exatamente como conduzir as tratativas com o Governo para que alcançássemos total sucesso nesta empreitada.

Representantes dos 3 Polos foram muito bem recebidos pela Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que se disponibilizou e toda sua equipe a apoiar e desenvolver todos os projetos propostos.

Além disso a INVESTSP na pessoa do seu Presidente o Sr. Wilson Mello não mediu esforços para que todas as ações propostas pudessem virar realidade. Em especial destacamos o exímio trabalho da Martha Coelho, Gerente de Projetos da INVESTSP, e da Suzana Rebelo, Gerente Tributária da INVESTSP, que trabalham e intercedem constantemente junto a esfera governamental para atenderem as demandas dos projetos. Sem o envolvimento destes protagonistas não haveria a concretização do projeto.

Outro reconhecimento incontestável é a contribuição do empresário calçadista, Giuliano Gera, presidente do Instituto Cidade do Calçado, e Fábio Moreira, Gestor de Negócios do Sindifranca, empenharam-se muito neste projeto e suas colaborações foram imprescindíveis para o sucesso alcançado nesta ação conjunta com o Governo do Estado de São Paulo. E a equipe ficou completa com a atuação política do presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto, que com sua experiência e mediação, conduziu as negociações com primazia. O que não foi fácil, pois foram mais de 07 meses de árduo trabalho, inúmeras reuniões com a equipe de Governo, mais de 12.750 km rodados entre Franca, Jaú, Birigui e São Paulo, horas e horas de viagens e estudos para elaboração do projeto que agora culminam na publicação deste Decreto que institui alterações importantíssimas na alíquota do ICMS, que beneficiará fornecedores, indústrias de calçados e finalmente o varejo.

Mas esta ainda é a primeira fase de uma série de ações conjuntas entre Sindifranca e Governo do Estado de São Paulo, afim de recuperar o parque industrial calçadista e devolver-lhe o seu merecido lugar de destaque no cenário econômico, como grande gerador de empregos e destaque nas exportações.

Por isso, o Sindifranca convoca os empresários da cadeia produtiva do setor calçadista para unirem-se a esta causa. Fazer calçados está no sangue do calçadista francano e é chegada a hora de lutar mais uma vez pelo setor que mais emprega, que gera renda e dignidade para milhares de famílias e que fez nossa cidade ser conhecida nacionalmente e até mundialmente.

Vamos mais uma vez mostrar a força do nosso setor calçadista. Vamos em frente, ao futuro!

Anote na sua agenda:

OS EFEITOS DO DECRETO 64.630, QUE TRATA SOBRE ALTERAÇÕES DA ALÍQUOTA DE ICMS PARA A CADEIA PRODUTIVA CALÇADISTA E VAREJO.

Dia 19 de dezembro de 2019

Às 13hs (em ponto!)

No auditório do Núcleo de Design do Couro e Calçado do SENAI Franca

Av. Presidente Vargas, 2.500

*PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO NO EVENTO, CLIQUE AQUI.