Saíram os dados do emprego Junho/2019. Confira!

25/07/2019

O saldo CAGED de Junho/2019 foi de -226 vagas. Apesar de ser mais positivo se comparado ao mesmo mês em 2018 quando tivemos um saldo negativo de -437 vagas, ele não reflete uma "melhora" no quadro do emprego. O desempenho das exportações de Franca também não anda bem: no mês de Junho/19 exportamos US$ 4,730 milhões, uma queda de -4,7% em relação à Maio/18 quando exportamos quase US$ 4,961 milhões. No acumulado até Junho/19 exportamos US$ 32,6 milhões contra R$ 35,7 milhões em Junho/18, queda de 5,6%.

EMPREGO

O saldo CAGED de Junho/2019 foi de -226 vagas. Apesar de ser mais positivo se comparado ao mesmo mês em 2018 quando tivemos um saldo negativo de -437 vagas, ele não reflete uma "melhora" no quadro do emprego. Quando analisamos o número de admitidos de janeiro a junho, em 2018 identificamos a abertura de 8.958 vagas e em 2019 foram até agora 7.906, ou seja, 11,7% a menos de criação de vagas. Ora, se há redução na criação de vagas e o saldo de admitidos/desligados continua caindo, isso mostra que não há ainda recuperação do nível de emprego e sim uma recessão.

O total de empregados na indústria calçadista reflete essa mesma conclusão: em 2018 tínhamos 20.204 funcionários diretos, enquanto que em 2019, temos até agora 18.081, 11,7% a menos. As vagas do setor calçadista paulista também apontam queda neste primeiro semestre de 2019: dos 38.237 empregados em Junho/18, hoje o estado de SP possui 33.149 funcionários no setor calçadista, uma queda de 13,31%.

No cenário calçadista brasileiro, o número total de funcionários do setor também caiu em Junho/19: apuramos um total de 282.062 empregados, sendo que no mesmo período de 2018, eram 283.012, uma leve queda de 0,34%.

Os números apontam que a recuperação da economia está perdendo fôlego e isso se reflete nas vagas de emprego da indústria. Uma recuperação mais efetiva das vendas do setor dependerá de uma melhora no cenário econômico, que ainda é afetado pelas incertezas políticas e pela falta das reformas da Previdência e Tributária.

EXPORTAÇÕES

Os Estados Unidos continua sendo nosso principal importador respondendo por mais de US$ 12,1 milhões de janeiro a junho de 2019, 18,1% a mais que no mesmo período de 2018. Devido a alterações no acesso a dados por município pelo COMEX STAT, não temos o número de pares exportados para fazer comparação.

As exportações brasileiras de calçados tiveram um resultado negativo em Junho/2019: Após subir 24,7% em Maio, em Junho o valor exportado foi de US$ 65,5 milhões, uma queda de -24,5% na relação com o mesmo mês do ano passado. Dados do COMEX STAT apontam que no mês de junho foram embarcados 6,39 milhões de pares, queda de -25,8%. No acumulado de 2019, os resultados foram de US$ 480,7 milhões e 58,3 milhões de pares. São Paulo foi o terceiro maior exportador do período. No primeiro semestre, os paulistas exportaram 3,8 milhões de pares embarcados por US$ 50,7 milhões.

CLIQUE AQUI e baixe a Estatística Junho 2019 completa.

Assessoria Sindifranca.