INFORME NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Comunicado do Sindifranca enviado ao setor calçadista no dia 26/05/2017

AO SETOR CALÇADISTA DE FRANCA

INFORME NEGOCIAÇÕES SALARIAIS DE 2017

O Sindicato da Indústria de Calçados de Franca, SINDIFRANCA, informa em caráter de URGÊNCIA a todo o setor que as negociações salariais para o ano de 2017/2018, NÃO foram encerradas, sendo certo que ambos os sindicatos, tanto o patronal como o dos trabalhadores ainda continuam as tratativas com objetivo de assinar a convenção coletiva de trabalho.

O SINDIFRANCA luta incansavelmente para que o reajuste atenda ao setor.

É certo, ainda, que pensando nos trabalhadores, desde o início das negociações as empresas concederam à categoria o índice de 4,69%, o qual corresponde a inflação do período de março/2016 a fevereiro/2017, INPC-IBGE, índice este aplicável linearmente. Sendo inclusive autorizado o pagamento das horas relativas à Participação nos Lucros e Resultados a todo o setor.

Todavia, é preciso que o aumento seja concedido dentro da realidade de nossas fábricas.

Há que se deixar claro que a indústria calçadista de Franca passa por um momento de cautela, uma vez que a crise econômica intensificada pela crise política acarretou forte impacto nas vendas de calçados, e a perspectiva para o ano de 2017 é de tentativa de recuperação de mercado, não há perspectiva de crescimento. Assim, o momento é de assegurar postos de trabalho, EMPREGO.

Em razão disso, ALERTAMOS, ao setor para a importância de esclarecer aos colaboradores a real situação econômica. Além disso, é preciso união entre os empresários, e esclarecer que qualquer reajuste acima desse patamar põe em cheque a própria sobrevivência do setor, sobretudo, neste momento em que o Governo Federal reonerou a folha de pagamento.

Para mais detalhes o SINDIFRANCA colaca a disposição de todos o departamento de RH e o departamento jurídico que poderão esclarecer todas e quaisquer dúvidas.