IBTeC realiza Quick Talk sobre conforto em calçados e substâncias restritivas

05/10/2017

Serão duas palestras de curta duração, com espaço para questionamentos e troca de experiências. O evento acontecerá dia 10/10, a partir das 18h, na sede do Sindifranca

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – promoverá na próxima terça-feira, 10 e outubro, em Franca/SP, um Quick Talk sobre conforto em calçados e as limitações ao uso de substancias restritivas em calçados. O evento, em parceria com o Sindicato da Indústria de Calçados de Franca – Sindifranca, tem como objetivo reunir empresários e técnicos da área de produção de calçados.

Serão duas palestras de curta duração, com espaço para questionamentos e troca de experiências. O evento acontecerá a partir das 18h, na sede do Sindifranca – rua Cecim Miguel, 2760 - Parque Moema. As inscrições podem ser feitas direto no sindicato, pelo telefone (16) 3712 9400 ou pelo email negócios2@sindifranca.or.br, ou no IBTeC, pelo telefone (51) 3553 100, com o departamento comercial, ou pelo email comercial@ibtec.org.br.

O Doutor em Biomecânica Rudnei Palhano, pesquisador em biomecânica e materiais do IBTeC, fará a primeira palestra, falando sobre “O conforto como diferencial competitivo – como a biomecânica pode contribuir”. Ele vai abordar o conforto x saúde e bem-estar do usuário, engenharia do calçado – processo e materiais utilizados nos calçados, conforto e sua mensuração, requisitos mínimos para um calçado ser considerado confortável e a ciência do conforto utilizada em calçados.

A consultora técnica de desenvolvimento de projetos relacionados à qualidade de calçados e artefatos, Mônica Tatiana Barth Mombach, falará sobre “Adequação de substâncias restritivas para a sustentabilidade da indústria calçadista – capacitando para o mercado externo”. Em uma palestra rápida, ela apresentará a definição de substâncias restritivas, e dará um panorama das legislações mundiais acerca das substâncias restritivas. Na sequência, falará sobre o REACH, regulamento da União Europeia aprovado com o objectivo de melhorar a protecção da saúde humana e do ambiente face aos riscos que podem resultar do uso de produtos químicos e as correlações do REACH com calçados.