Franca sedia Rodada de Negócios Internacionais do setor calçadista

03/11/2021

Evento é promovido pela ACIF, Prefeitura de Franca, InvestSP e Sebrae-SP, com apoio do Sindifranca








Franca sedia Rodada de Negócios Internacionais do setor calçadista

Evento é promovido pela ACIF, Prefeitura de Franca, InvestSP e Sebrae-SP

 

Após ter sua realização adiada em razão da chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil, em 2020, a Rodada de Negócios Internacionais de Franca (FBR – Franca Business Round) ganha nova data para este ano. Nos dias 10 e 11 de novembro, entre as 8 e 19 horas no Comfort Hotel, mais de 20 importadores oriundos do Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai virão a Franca para fazerem negócios com 30 fábricas locais de calçados.

O evento é uma iniciativa da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizada pela mesma, Prefeitura Municipal, InvestSP e Sebrae-SP.

“A Rodada de Negócios Internacionais surgiu como proposta do Departamento de Negócios Internacionais da ACIF e foi desenhada em um trabalho conjunto entre os realizadores”, conta o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto. “O objetivo desta 1ª edição é fomentar a exportação do calçado local e sua estrutura conta com o trabalho de grandes parceiros, que acreditam no potencial do nosso setor calçadista”, diz.

De acordo com o diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Franca, Fábio Moreira, o evento será um marco para a cidade.  “A FBR vai ser um marco relacionado a prestação de serviços às empresas de Franca. Inicialmente, será direcionada ao setor calçadistas e, quem sabe, atinja um novo setor em 2022”, disse.

Já o Sebrae acredita que o projeto deve resultar em geração de caixa em moeda estrangeira. “O setor calçadista deve se aproximar do mercado internacional já tirando pedidos e tendo uma receita em dólar, algo super importante. O Sebrae está com uma expectativa imensa sobre esse projeto”, disse o gerente regional Vinícius Nóbrega.

Para o vice-presidente executivo da InvestSP, Torquato Jardim, a FBR terá um importante papel na retomada econômica da região de Franca. “InvestSP incentiva essa articulação entre entidades municipais e estaduais para firmar parcerias e oferecer às empresas oportunidades de levar seus produtos para o mercado internacional. Franca é um dos principais polos calçadistas do país, e a FBR terá um importante papel na retomada econômica das empresas da região”.

Suporte

Os participantes terão o apoio do DNI-ACIF antes, durante e após a Rodada, desde a preparação das empresas para o evento e tradução no decorrer das negociações até o acompanhamento pós-venda. Uma equipe da área de operações financeiras internacionais do Banco do Brasil estará presente durante a FBR que contará, ainda, com o suporte para operações logísticas, despachante aduaneiro e trading parceiros.

Apoiam a ação o Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), Banco do Brasil, Euromonitor, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP), Ciesp/Franca (Centro das Indústrias do Estado de SP), UPS (United Parcel Service), Ceciex (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais, Importadoras e Exportadoras), Associação Comercial de São Paulo e Ibrei (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais).

Fonte: Assossoria de imprensa da ACIF

Foto: Wilker Maia