Empresários retornam de audiência com Governador com boas expectativas

25/04/2019

Comitiva das Entidades Patronais e empresários calçadistas do Estado de São Paulo, ao Palácio dos Bandeirantes, para audiência com Governador João Dória.

Os Presidentes das Entidades Patronais das Indústrias de Calçados de Franca, Jaú e Birigui, o Presidente e o vice-presidente da Couromoda (responsáveis pela intermediação da audiência junto ao Governador), bem como nove empresários calçadistas dos 3 polos, foram recebidos ontem às 16:00h, no Palácio do Governo do Estado de São Paulo, em audiência com o Governador João Dória.

Como aquecimento para esta audiência, durante um almoço que foi oferecido pela Couromoda, as três comitivas fizeram todo o alinhamento das pautas a serem apresentadas ao Governador. Tudo isto, para que a audiência acontecesse de forma eficaz e eficiente. Ponto em comum: todos estavam em concordância que o grande objetivo era de apresentar ao Governador toda a situação econômica que o Setor vem sofrendo nos últimos cinco anos, principalmente frente a Guerra Fiscal entre os Estados, e solicitar apoio do mesmo para que o Setor possa ter um cenário mais promissor para ter fôlego para enfrentar a atual situação econômica vigente.

Nesta audiência, além dos acima citados, participaram: a Secretária de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen da Silva, o Presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP), o francano Wilson Mello, a Presidente da Cetesb Patrícia Lemos e alguns assessores.

A comitiva foi extremamente bem recebida pelo Governador e sua equipe no Palácio. O Governador abriu a audiência, agradecendo a presença de todos, e dizendo estar aberto a apoiar o Segmento. Pois, trata-se de um dos dez segmentos econômicos de maior importância do Estado de São Paulo. Em seguida, passou a palavra para o Presidente da Couromoda Francisco Santos, que agradeceu ao mesmo pelo fato de ter atendido o pedido da audiência. Na sequência, o Presidente do Sindifranca José Carlos Brigagão abriu os trabalhos técnicos, em nome de todos da comitiva.

O Presidente citou os pontos: ICMS (avaliação da alíquota, ampliação de prazo de pagamento, convênio concessivo), IPT de Franca (continuidade) e da execução de Censo Empresarial do Setor. Mas, para que o Governador tivesse a real situação sobre o ponto crucial da audiência, o ICMS, José Carlos Brigagão contou com a participação do empresário francano, proprietário da PG4 Galleria, Sr. Giuliano Spineli Gera. Este retratou de forma sucinta, mas de forma incisiva, os impactos Macroeconômicos e Comportamentais que estão afetando de forma avassaladora as empresas calçadistas do estado de São Paulo. Findada, a apresentação houve debate entre as partes, de forma a tirar dúvidas e esclarecimentos. A Secretária, em sua participação, até comentou que nossa apresentação vai muito colaborar, pois neste próximo final de semana, haverá um encontro entre os governos dos Estrados do Sul e do Sudeste, e um dos assuntos em pauta é a questão tributária. A partir daí o Governador João Dória, assumiu a questão e propôs aos envolvidos que adotassem, a mesma sistemática que foi feita com o Segmento Automotivo, e que gerou resultados. Na opinião dele não é apenas a questão Tributária que deva ser reavaliada. Tem mais aspectos que devam ser avaliados e discutidos. Na opinião dele, as empresas de São Paulo tem que estar prontas para enfrentar a globalização e não apenas seus concorrentes nacionais. Então, a proposta apresentada por ele, foi de montar um Comitê de Estudos entre o Segmento Calçadista (três Polos) e com o Governo Estadual (Presidente do InvestSP e a Secretária de Desenvolvimento), e se necessário até contratação de suporte de Consultoria (que pode ser indicada pela Secretária, pois é uma de suas expertises, com dezoito anos de experiência) que montasse uma plano de trabalho alicerçado em seis pilares:

TRIBUTÁRIO FINANCIAMENTOS INFRAESTRUTURA CIÊNCIA TECNOLOGIA

INOVAÇÃO
QUALIFICAÇÃO e

MÃO DE OBRA
DESBUROCRATIZAÇÃO e

ATRATIVIDADE DE INVESTIMENTOS

Montar todo este plano de trabalho em sessenta dias, pois o Governador quer o mesmo todo elaborado e com os diagnósticos, cenários e plano formatado, para ser apresentado no dia 01 de julho de 2019 às 17:00h no Palácio dos Bandeirantes. E, partir daí, colocar em prática as ações. E, ao questionar sobre esta parceria, o Governador obteve resposta unânime dos presentes.

A atividade já tem data para acabar, mas para começar também. Dia 30 de abril de 2019 às 14:00h, o Presidente do InvestSP, estará em Franca, bem como os polos de Jaú e Birigui. Objetivo: dar início as atividades e formar o Comitê de forma oficial.

Agora então é mãos-à-obra. Dia 01 de Julho de 2019, pode ser a data em que novos ventos, para nosso segmento, possam soprar a favor.

José Carlos Brigagão do Couto

Presidente do Sindifranca

COMITIVA CALÇADISTA

Franca:

José Carlos Brigagão do Couto – Presidente do Sindifranca + Calçados Sândalo S/A.

Paulo Roberto Nunes Coelho – Vice-Presidente do Sindifranca + Presidente Calçados Mariner Ltda.

Carlos Antônio Barboza Cortez – Vice-Presidente Sindifranca + Diretor D`Milton Calçados Ltda.

Giuliano Spinelli Gera – Pres. Instituto Cidade do Calçado + Diretor PG4 Ind. de Calç. e Artef. Ltda.

Carlos Roberto de Paula – 2º Secretário do Sindifranca + Diretor Industria de Calçados Kissol Ltda.

Fábio Moreira – Gestor de Negócios do Sindifranca

Birigui:

Samir Nakad - Presidente do SindiBiriguí + Sameka Modas Ltda

Anderson Pontes Jr - Diretor do SindiBiriguí + Fiveltec Ind de Componentes

Renato Ramires - Diretor do SindiBiriguí + Plug Calçados

Jaú:

Caetano Bianco Netto - Presidente do SindiJaú

(Futuro Presidente Institucional da Abicalçados)

Couromoda:

Francisco Santos/Presidente