Empregos na indústria de calçados de Franca: Setembro foi o pior em número de funcionários

23/10/2018

O saldo CAGED do mês de setembro/2018 acabou contribuindo para o pior número de funcionários desde o ano 2000, quando o Sindifranca começou a acompanhar os dados. As exportações também estão aquém das expectativas.

Emprego no Setor Calçadista

O emprego na indústria calçadista de Franca continua caindo. O total de funcionários deste mês de setembro foi o menor desde que o Sindifranca começou a coletar os dados, em 2000. Franca registrou uma queda de -14,3% no número de funcionários em comparação com o mesmo período do ano anterior: no mês de Set/2018 registramos 18.917 funcionários, sendo que em 2017 eram 21.627 funcionários. O saldo CAGED do mês de Set/18 foi de -71 vagas, contra 175 vagas positivas em Set/2017. No acumulado do ano, registrou-se um saldo positivo de apenas 1.837 vagas em 2018, sendo que em 2017 o acumulado do período foi de 4.039.

No entanto, se compararmos o mês de Set/18 (-71 vagas) com Ago/18 (-739 vagas), podemos perceber um aumento de 90,4% no saldo CAGED. Isso pode indicar o início de uma recuperação, ainda que tardia.  Em decorrência da redução nas vagas na indústria calçadista, houve também uma estagnação quanto à previsão de pares a produzir no ano de 2018, estimada em 27,6 milhões de pares. Isso mostra claramente que o setor está com dificuldades de retomar sua produtividade normal, dada a situação incerta da economia e política.

Exportações

Franca: no acumulado de jan a set de 2018 foi apurado o resultado de US$ 51,8 milhões contra US$ 60,1 milhões no mesmo perído do ano passado, registrando uma queda de -13,8%. Comparando apenas o mês de setembro, em 2018 tivemos US$ 5,4 milhões contra US$ 6,1 milhões em 2017, queda de -11,8%. A Argentina continua se destacando como 2.º país que mais importa os calçados francanos, apresentando um aumento de 26% no acumulado de 2018.

As exportações brasileiras também vem amargando números de queda: no acumulado jan-set foram exportados US$ 700 milhões contra US$ 796,6 milhões no mesmo perído do ano passado, registrando uma queda de -12,1%. Comparando apenas o mês de setembro, em 2018 tivemos US$ 71,6 milhões contra US$ 97,1 milhões em 2017, queda de -26,2%. Em pares a situação de queda continua: foram exportados 9,8 milhões de pares em 2018, quando em 2017 exportamos mais de 11,4 milhões no mesmo período, uma queda de -13,9%.

Veja a estatística completa AQUI.