Dados de Dezembro de 2018 sobre o emprego e exportações de Franca

28/01/2019

Dados de Dezembro de 2018 encerram o ano com variações negativas tanto no emprego da indústria calçadista quanto nas exportações.

EMPREGO

Franca terminou o ano de 2018 com dados pessimista a cerca do emprego na indústria de calçados. O saldo CAGED de Dez/2018 apurou -3.431 vagas, contra 3.450 de Dez/2017, que correspondem a uma leve queda de 0,6%. Apesar de praticamente empatar no saldo apurado de Dez, o saldo total do ano de 2018 foi de -2.139, número bem abaixo do salto total de 2017 que foi de -508 vagas. Considerando-se o total de empregado do setor calçadista de Franca, 2018 terminou o ano com 14.941, uma queda de -14,3% em relação ao mesmo período de 2017, que foi de 17.080 funcionários ao final do ano. Essas variações negativas preocupam bastante, pois apesar da sazonalidade típica desta época do ano no setor, estamos vivenciando um número cada vez mais reduzido de funcionários.

EXPORTAÇÕES

O desempenho das exportações francanas também sofreu uma variação negativa de -11,7%, sendo que em 2018 exportamos US$ 67,4 e em 2017 US$ 76,3. O panorama das exportações brasileiras não foi diferente: houve variação negativa de -10,5% em dólares, onde 2018 fechou o ano com US$ 976,1 milhões exportados frente aos US$ 1.090,5 milhões exportados em 2017. Houve também queda no número de pares exportados: 113,5 milhões em 2018 contra 127,1 milhões em 2017, apurando uma variação negativa de -10,8%. Além disso, constata-se também que os EUA, maior cliente dos Brasil, importaram 12,2% a menos em 2018, comparando com 2017. Entretanto, nota-se também que outros países como Equador, Cuba e Canadá apresentaram aumento de mais de 30% nas exportações brasileiras de calçados.

Veja a nossa estatística clicando aqui: http://www.sindifranca.org.br/estatisticas.html

Fonte: Sindifranca