BOLETIM | NEGOCIAÇÃO SALARIAL 17/5

17/05/2017

Representantes do Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca se reuniram em 17/5/2017

BOLETIM | NEGOCIAÇÃO SALARIAL 17/5

Representantes do Sindifranca (Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca) se reuniram nesta quarta-feira (17/5/2017), no Ministério do Trabalho e Emprego, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Franca. O encontro visava avançar as negociações para um consenso, mas nenhum acordo foi fechado.

Mais uma vez, o sindicato dos trabalhadores afirmou que tem fechado acordos individuais junto as empresas com valores de reajuste superiores aos 4,69% definido pela Assembleia Geral dos empresários. O Sindifranca solicitou que esses documentos fossem apresentados e depois de muita conversa, os representantes dos sapateiros informaram que apenas 13 acordos foram fechados com Empresas de Pequeno Porte (EPP), em sua maioria empresas familiares.

Após avaliação dos acordos apresentados, a equipe técnica de negociação do Sindifranca avaliou que as empresas envolvidas não correspondem nem a 1% dos 22,1 mil funcionários do Parque Calçadista Francano e, por isso, a ação não deve ser considerada expressiva para todo o setor.

Estamos trabalhando para que haja um acordo possível para que as empresas possam cumprir dentro da realidade econômica atual e respeitando sempre as decisões tomadas pela Assembleia.

Reiteramos a importância das empresas se manterem unidas e que não fechem acordos individuais, confiando que o Sindifranca – seu sindicato – lutará pelos seus direitos. Aconselhamos também que os empresários procurem conversar com seus funcionários, informado que as negociações ainda não estão encerradas e que eles não serão prejudicados pela demora no fechamento do acordo.