Assintecal promove encontro de entidades do setor coureiro-calçadista

04/08/2017

Parte do convênio AL-Invest 5.0, ação busca desenvolver núcleos de fomento ao setor

Desde o dia 31 de julho, a sede da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos - Assintecal - (Novo Hamburgo/RS) é sede do encontro para Capacitação de Conselheiros dos Núcleos Produtivos do Setor Coureiro-calçadista. O evento faz parte do calendário de ações promovidas pela associação em parceria com o programa AL-Invest 5.0 para transformar sindicatos e representantes do setor em agentes fomentadores de desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas (MPEs).

Durante cinco dias, representantes do Sindicato das Indústrias do Calçado de Birigui/SP (SINBI); Sindicato da Indústria de Calçados de Franca/SP (Sindifranca); Sistema Sindijoias Ajomig de Minas Gerais; Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz/RS (ACISA) e da Assintecal receberão treinamento de Jordi Castan, consultor internacional da Sequa - empresa global que opera programas internacionais de desenvolvimento coopertivo e que colabora com o programa AL-Invest.

Dentre os principais objetivos do encontro, estão qualificar os serviços - dos sindicatos e entidades - para desenvolver novos produtos que atendam às novas demandas de seus associados. Além disso, conhecer a operação comercial e técnica do setor, identificando as necessidades e as possíveis soluções, e ainda desenvolver competências voltadas à gestão e ao marketing.

Sobre o AL-Invest

O programa AL-INVEST é um dos projetos de cooperação internacional mais importantes da Comissão Europeia na América Latina. Teve início no ano de 1994 buscando atrair investimentos europeus para a América Latina e com o passar do tempo, vendo as realidades da região, mudou para promover a internacionalização e alavancar a produtividade de dezenas de milhares de micro, pequenas e médias empresas (MPEs) da região.

Em 2015 a Comissão Europeia lançou o concurso para a quinta fase deste programa: AL-INVEST 5.0: um crescimento inclusivo para a coesão social na América Latina, e o consórcio de 11 organizações internacionais que são coordenadas pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz – Bolívia (CAINCO), que ganhou o concurso para executar o projeto em toda a América Latina.

Autor/Fonte: Assintecal