Acordo de cooperação entre entidades brasileira e equatoriana facilita troca de informações para o setor de componentes para calçados

19/07/2019

Assintecal e Caltu selam importante acordo para compartilhar informações sobre treinamento e informações setoriais entre os dois países

No dia 10/07, o setor de componentes brasileiro assinou importante parceria com o Equador. Foi celebrado, na cidade de Ambato, um Acordo de Cooperação Internacional entre a Câmara Nacional de Calçados (CALTU) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (ASSINTECAL), que estão agora comprometidas em compartilhar informações estratégicas e estimular a competitividade do setor em ambos os países.

A assinatura contou com a presença da Dra. Lilia Villavicencio, como representante legal da CALTU, e Ilse Maria Biason Guimarães, superintendente da Assintecal.

A CALTU é uma instituição equatoriana sólida e de representatividade nacional que reúne parceiros altamente competitivos da cadeia de couro e calçados, contando com alianças estratégicas com órgãos de cooperação, permitindo posicionar seus produtos no mercado externo, bem como auxiliar a competitividade de suas empresas.

O mesmo acontece no Brasil com a ASSINTECAL, que há mais de 35 anos representa o setor de componentes com a missão de impulsionar o mercado brasileiro e levar nossos produtos para além das fronteiras – hoje, por diversos projetos da entidade, as empresas brasileiras de componentes já se posicionam em mais de 75 países, entre América Latina, EUA, Europa e Ásia. Mais do que isso, a Assintecal atua pelo crescimento competitivo e sustentável do setor, trazendo novas ideias, tecnologias inovadoras e suporte criativo, estratégico e financeiro para as empresas.

Para início das ações, o Brasil está presente na feira FICCE (Feira Internacional do Calçado e Componentes do Equador), a convite da CALTU, que concedeu um espaço físico na edição da Feira para a Assintecal, já com o objetivo de promover suas atividades organizacionais.

O Equador é o 5º maior produtor de calçados da América Latina, com uma produção de 40 milhões de pares ao ano. O país também está entre os 15 principais destinos das exportações das empresas do projeto By Brasil, ação de incentivo a exportação realizada entre a Assintecal e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Agência Cápsula

Carlos Lopes | 11 98923-0749