Negociações Salariais

NEGOCIAÇÃO SALARIAL 2016 | Boletim informativo 04/04/2016
NEGOCIAÇÃO SALARIAL | Boletim informativo nº 4

Caro calçadista,

1 – Na última sexta-feira (01/04/2016) o Sindifranca recebeu um comunicado de greve elaborado pelo Sindicato dos Sapateiros. No documento, os dirigentes da entidade insistem em manter o pleito de reajuste salarial em 25%.
2 – Apesar da ameaça de greve geral ou por empresa, reafirmamos que o setor não tem condições de atender à reivindicação. Sendo assim, o Sindifranca não realizará acordo irresponsável que venha a comprometer a sobrevivência da indústria e a manutenção do emprego – e incoerente com a situação político-econômica em que o país atravessa.
3 – Orientamos às empresas que conversem com seus funcionários e elaborem comunicados para esclarecer que a indústria calçadista de Franca não deixará de repassar as perdas. Ao contrário, propomos o repasse do reajuste salarial de 9,5% (nove e meio por cento) a ser aplicado sobre os salários do mês de fevereiro na folha de pagamento do mês de março de 2016. O índice de reajuste deverá ser aplicado a título de antecipação até que as negociações sejam concluídas.
4 – Mesmo pressionada pelo sindicato dos trabalhadores, sugerimos que as empresas não devem em hipótese alguma ceder índices acima do orientado pelo Sindifranca. Lembre-se de que seus direitos estão resguardados e que ao fechar um acordo individual sua fábrica corre o risco de ter seus custos aumentados em relação às demais indústrias, além de comprometer o dissídio coletivo.
5 – Caso haja qualquer movimentação grevista em sua fábrica, comunique o Sindifranca imediatamente. O Sindifranca dispõe de uma equipe técnica para dar orientação jurídica e suporte em caso de paralização.
É em momentos difíceis como este que temos de nos unir e manter a hegemonia setorial para garantir a sobrevivência das indústrias e do emprego.

Atenciosamente,
A Diretoria do Sindifranca