Negociações Salariais

Boletim Informativo da Negociação Salarial 2018 n.º 1
NEGOCIAÇÃO SALARIAL 2018 | Boletim informativo

Caro calçadista,

Ontem (28/6) instalou-se a assembleia ordinária de Negociação Salarial 2018, para deliberações a respeito da última proposta apresentada pelo Sindicato dos Sapateiros.

A maioria dos presentes afirmou que o setor não tem condições de atender à reivindicação sem comprometer a sobrevivência da indústria e a manutenção do emprego.

Orientamos às empresas que conversem com seus funcionários e elaborem comunicados para esclarecer que a indústria calçadista de Franca não deixará de repassar as perdas.

Ao contrário, propomos o repasse do reajuste salarial de 1,81% (um vírgula oitenta e um por cento) a ser aplicado sobre os salários retroativamente a partir de março, no próximo mês de julho de 2018. O índice de reajuste deverá ser aplicado a título de antecipação até que as negociações sejam concluídas.

Orientamos ainda às empresas a não realizar acordos individuais com o sindicato dos trabalhadores. Caso tenham dúvidas, busquem orientação junto ao Sindifranca. Lembre-se de que seus direitos estão resguardados e que ao fechar um acordo individual sua fábrica corre o risco de ter seus custos aumentados em relação às demais indústrias, além de comprometer o dissídio coletivo.

Caso haja qualquer movimentação fora da rotina em sua fábrica, comunique o Sindifranca imediatamente. O Sindifranca dispõe de uma equipe técnica para dar orientação jurídica e suporte nesses casos.

É em momentos difíceis como este que temos de nos unir e manter a hegemonia setorial para garantir a sobrevivência das indústrias e do emprego.

Atenciosamente,
A Diretoria do Sindifranca