Indicação de Procedência dos Calçados de Franca

05/05/2021
Franca é conhecida mundialmente por seus calçados de alto valor agregado. Toda essa tradição, que atravessou gerações, de avós, pais, netos e bisnetos, trouxe muito orgulho para nossa cidade. Hoje é reconhecida pela Indicação de Procedência dos Calçados de Franca. Foi a primeira do tipo no Brasil, registrada em fev/2012 pelo INPI.
Indicação de Procedência dos Calçados de Franca

Desde o dia 07.02.2012 a história e a tradição da produção de calçados em Franca tem o caráter de propriedade intelectual de seu povo, reconhecida e protegida por lei, através do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Uma grande conquista de Franca! A notoriedade e reputação de Franca reconhecida e protegida. A origem como diferencial competitivo. Uma oportunidade para o setor calçadista diferenciar e realçar seus produtos pela sua origem – Franca! – distinguindo-os dos demais.

A INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA:

•Agrega valor aos calçados;

•Posiciona de modo mais competitivo e favorável o setor calçadista francano no ambiente nacional e internacional de negócios, promovendo a diferenciação de seus produtos, ressaltando as características históricas de Franca na qualidade de tradicional centro produtor de calçados;

•Leva os consumidores a comprar calçados de Franca (fidelização) por conhecerem e reconhecerem a identidade própria e especial (valores intrínsecos) que possuem por serem produzidos na CIDADE DOS CALÇADOS;

•Incentiva investimentos e melhorias tecnológicas e na gestão das empresas;

•Promove e preserva a história, a cultura e a identidade locais;

•Promove o desenvolvimento econômico e social de Franca.

A Indicação de Procedência do Calçado de Franca está sob a responsabilidade do SINDIFRANCA, mas não lhe pertence. Ela é patrimônio histórico e cultural do povo francano. O processo de implantação da Indicação de Procedência obriga o SINDIFRANCA a desencadear um consistente movimento municipal de fortalecimento e visibilidade permanente de Franca, como tradicional centro produtor de calçados do Brasil e do mundo.

Um movimento que reúne a participação e esforços de empresas calçadistas, organizações empresariais e laborais, poder público, escolas, lideranças e organizações comunitárias.

Assista ao vídeo da Indicação de Procedência do Calçado de Franca no Youtube, CLIQUE AQUI!